ACERCA DE MIM

 

Chamo-me Rui Santos Costa, nasci a 14 de novembro de 1975 – numa altura em que os meses se escreviam com maiúscula – e sou apaixonado por Fotografia (também a que se escreve com maiúscula) desde que lembro de existir. Ainda assim, só com 16 anos, já a meio de 1991, tive finalmente oportunidade de ter a “minha” primeira câmera, uma Nikon FE2 acompanhada de 3 objectivas Nikkor, a saber: uma 24mm ƒ/2.8, uma 50mm ƒ/2.8 e uma 70-200mm. Aquele “minha”, ali em cima, ente aspas, descreve um estado de empréstimo que estava associado àquela Nikon. A minha namorada na altura, hoje casada comigo e mãe das minhas filhas Beatriz e Catarina, é, no fundo, a responsável por eu ser fotógrafo. Há quem diga que o caminho mais curto para o coração de homem é o estômago, no meu caso foi claramente uma “câmera fotográfica”.

Desde esse primeiro grande contacto com uma câmera “a sério” até ter o meu primeiro estúdio de revelação (no sótão da casa dos meus pais) passou apenas um ano e meio e envolveu, claro, gastar todo o dinheiro ganho no verão para o poder fazer. O dinheiro mais bem gasto de toda a minha vida!

Desde então e até há cerca de uma década, fotografei de forma mais ou menos intermitente. Dividi-me noutros tempos entre a Bioquímica, a Biologia, e os projectos de interesse pessoal. Iniciei o meu primeiro projecto empresarial na áreas das T.I. em 1999 e passei por muitos projectos interessantes até um dia perceber que o mais interessante de todos continuava a ser a Fotografia. Foi simples! Voltei a casa.

Desde 2012 que me dedico exclusivamente à Fotografia. Estou normalmente mais empenhado numa abordagem tradicional à fotografia de paisagem, com o P&B como base de trabalho e com a impressão como fim último para qualquer imagem que produzo.

Partilho tudo o que posso com quem me quer ver, ler e ouvir. Ensino através dos diversos workshops que ministro pela Viewpoint.STUDIO e continuo a estudar fotografia quase diariamente. Tenho também um canal de Youtube onde vou partilhando alguns conteúdos, mas falta a pachorra para ser mais consistente.

Sou sócio e co-fundador da Viewpoint Tours, Viewpoint.LAB e Viewpoint.Studio. Sou um dos homens a quem se atribui a responsabilidade da criação da Pigmento Coolectivo e do Colectivo 35, mas sou, acima de tudo, pai, marido e fotógrafo. Sou imensamente feliz!